Pedais de guitarra mais famosos de todos os tempos são sempre assunto popular entre os guitarristas. É muito comum surgirem listas elegendo quais são os melhores, mas raramente existe uma unanimidade em torno de um pedal ou outro.

Neste artigo, não pretendo entrar no mérito de quais são os melhores, mas vou falar dos 5 pedais de guitarra mais famosos da história. Confesso que a missão é difícil, pois cinco é um número muito pequeno dado o número extenso de possibilidades, mas eu aceitei o desafio. Então, aqui vai.

Dunlop CryBaby

O primeiro da lista é, possivelmente, o pedal mais famoso de todos os tempos. Algumas revistas especializadas, a exemplo da Guitarrist, já colocaram o Dunlop CryBaby como o melhor pedal de efeito de todos os tempos.

O CryBaby é um modelo criado na década de 1960 pela Thomas Organ Company. Logo o pedal ficou popular entre os guitarristas da época, com destaque para Jimi Hendrix.

Em 1981, Jim Dunlop aproveitou uma incrível oportunidade e adquiriu a marca CryBaby. Na época, esse que é um dos pedais de guitarra mais famosos da história estava há seis meses fora do mercado.

O efeito criado pelo CryBaby ficou conhecido como wah-wah, nome que remete ao som produzido pelo pedal.

pedais de guitarra mais famosos

Ibanez TS9 Tube Screamer

Esse é, provavelmente, o pedal de overdrive mais famoso de todos os tempos. O primeiro Tube Screamer foi o TS808, projetado por S. Tamura no final dos anos 1970.

Muitos guitarristas passaram a utilizar o equipamento, a exemplo de Stevie Ray Vaughan, o que o tornou bastante popular. O objetivo do Tube Screamer era distorcer o sinal simetricamente, e não assimetricamente como uma válvula faz.

O TS9 substitui o “irmão mais velho” em 1982. Ele traz algumas diferenças, a principal é o tamanho do footswitch, que passou a ocupar quase um terço do pedal.

Apesar de estar entre os pedais de guitarra mais famosos da história, o TS9 não atingiu a glória nos primeiros anos e chegou a ser substituído pelo TS10, que não fez sucesso.

No início da década de 1990, a Ibanez lançou uma reedição do TS9. Daí para frente, foram várias evoluções, mas o TS9 permanece como um dos pedais de guitarra mais famosos de todos os tempos.

pedais de guitarra mais famosos

Boss DS-1

Aproveitando que eu falei de distorção, o Boss DS-1 também é épico. Com certeza, ele é o maior concorrente do Ibanez TS9, mas, como já escrevi no início do texto, não vou entrar no mérito de qual é o melhor.

Lançado em 1978, ele é um pedal tem como público alvo, principalmente, guitarristas de rock e do metal. Isso porque o DS-1 consegue gerar um ganho muito alto e, ao mesmo tempo, manter as características originais da guitarra.

Muitos guitarristas renomados utilizam esse pedal, a exemplo de Joe Satriani, Steve Vai, John Frusciante e Slash. O que é mais do que suficiente para colocar o Boss DS-1 no Olimpo dos pedais de guitarra mais famosos.

Está gostando do artigo?

Deixe seu e-mail abaixo para te enviarmos os próximos!

    pedais de guitarra mais famosos

    Arbiter Fuzz Face

    Outro ícone da distorção é o Arbiter Fuzz Face. Esse pedal foi lançado em 1966, em Londres, e deve muito do sucesso que alcançou a Jimi Hendrix.

    Posso dizer, muito seguramente, que o Fuzz Face surgiu em um momento em que a história da guitarra estava sendo escrita. Ou você duvida que Hendrix mudou para sempre o forma de tocar guitarra?

    Outros guitarristas consagrados usam esse pedal até os dias de hoje, como Eric Johnson e David Gilmour.

    O formato peculiar do Fuzz Face foi, segundo o criador Ivor Arbiter, baseado na base redonda de um pedestal de microfone. Além disso, os controles estão dispostos em um formato que lembra um sorriso, fazendo o equipamento parecer um rosto. Daí, o nome ‘Face’, que quer dizer rosto em português.

    Apesar de fazer parte do seleto grupo de pedais de guitarra famosos, o Fuzz Face sofre com críticas de muitos guitarristas. A principal delas é que ele não define bem as notas mais graves, o que faz o som “embolar”.

    pedais de guitarra mais famosos

    MXR Phase 90

    O Phase 90 da MXR é o pai (ou a mãe) dos pedais de phase. Ele foi o primeiro pedal de efeito produzido pela MXR, o que aconteceu em 1974. Três anos depois, ele sofreu uma pequena modificação no layout.

    O efeito produzido pelo Phase 90 foi, e ainda é, muito utilizado por guitarristas para fazer sons psicodélicos. Aqui, vale lembrar o Pink Floyd, que usou o pedal em várias gravações, e o Van Halen, que adorava misturar o phase com uma distorção.

    A MXR fabricou o Phase 90 até 1984, ano em que a empresa faliu. A marca foi comprada por Jim Dunlop, que lançou uma nova versão do pedal com algumas modificações.

    Como não soava como a versão original, as modificações da Dunlop foram rechaçadas pelos guitarristas. Isso fez a marca lançar um novo pedal, o Eddie Van Halen signature Phase 90, que é exatamente o mesmo fabricado pela MXR, mas com cores baseadas na guitarra do artista.

    pedais de guitarra mais famosos

    Esses são os pedais que, na minha opinião, estão na grande maioria dos pedalboards dos guitarristas ao redor do mundo. Gostou da lista? Concorda comigo? Por favor, fique a vontade para dar sua opinião sobre lista ou acrescentar algum pedal que eu não citei, mas que você considera estar entre os pedais de guitarra mais famosos de todos os tempos.