Introdução

Apesar de sua “pouca idade”, a guitarra elétrica se tornou um dos instrumentos mais icônicos e inspiradores das últimas décadas! Todos os dias surge uma legião de novos guitarristas apaixonados e empolgados para aprender a tocar e conseguir reproduzir seus riffs e solos preferidos.

Sem dúvidas, a primeira dificuldade encontrada pela maioria dos guitarristas é a escolha dos primeiros equipamentos, mas não é sobre ela que falaremos nesse post.

Nesse artigo focaremos nas dificuldades de quem já tem os equipamentos necessários para aprender guitarra e estão em seus primeiros passos da jornada de aprendizado.

Independente do seu nível musical atual, o conteúdo desse post poderá te ajudar a perceber algumas dificuldades que você talvez já esteja enfrentando, ou ele irá te preparar para o que está por vir durante seus estudos e prática.

O importante é não desanimar e saber que as dificuldades listadas aqui são comuns entre a grande maioria dos guitarristas e, assim como muitos, você poderá superar cada uma delas, ok? Vamos lá?

Confira agora quais são as maiores dificuldades que um guitarrista iniciante encontra:

1 – Ser disciplinado

A primeira lição que todo estudante de música deve aprender é essa: Seja disciplinado!

Você não irá aprender a tocar guitarra de forma efetiva se estudar e praticar só quando tiver vontade. Você precisa se programar para treinar. A disciplina começa quando você consegue reservar um tempo para tocar, nem que seja 15 minutos por dia. Isso mesmo, 15 minutos! 

Se ainda assim for muito, toque um dia sim, um dia não, mas encontre sua medida. A constância será sua maior aliada nesse objetivo.

À medida que evoluímos no instrumento, a vontade de tocar também aumenta e os 15 minutos diários reservado para praticar, tendem a aumentar de forma natural.

Portanto, se você é um guitarrista iniciante, foco na disciplina!

2 – Organizar os estudos

Agora que você já sabe que precisa de disciplina e alguns minutos para praticar com frequência, você pode se perguntar:

E agora… por onde começar? O que fazer exatamente nesse período?

Se você já encontrou um bom instrutor, ele poderá te dizer exatamente o que fazer. Mas de qualquer maneira, você precisará organizar seu material de estudo – que tende a aumentar no decorrer das semanas.

Eu digo aumentar, pois quando estudamos música, passamos por diferentes aspectos do estudo, que até podemos chamar de “matérias”, como técnica, harmonia, improvisação, repertório, etc…

Mesmo que você ainda esteja aprendendo o básico, já é importante ter consciência desses diferentes assuntos no estudo da música. Vamos aos principais:

  1. Técnica: quando estudamos guitarra, aprendemos diferentes maneiras de executar as notas musicais, como, por exemplo, utilizando palhetada alternada, ligados, bends, etc. O estudo de técnica pode servir também como aquecimento, o que torna o restante de seu período de prática mais proveitoso.

  2. Harmonia: basicamente é o estudo dos acordes, suas possibilidades, variações e utilizações. Para um guitarrista iniciante, por exemplo, o foco é conseguir colocar os dedos no lugar certo, trocar de um acorde pro outro, fazer pestana, power chord, etc. A evolução natural da harmonia é aprender tríades, tétrades, campo harmônico, harmonia funcional, etc.

  3. Rítmica: Se engana quem pensa que a mão do ritmo fica com a parte fácil. Fazer bons ritmos de acompanhamento, saber tocar uma sextina “cravada” no metrônomo ou tocar uma música do James Brown na guitarra exige dedicação. 

  4. Improvisação: A guitarra elétrica é um instrumento extremamente improvisador. Ou seja, em muitas situações práticas, será importante um guitarrista saber criar seus solos na hora. Esse assunto é um dos mais estudados na guitarra e também um dos que exige maior dedicação.

  1. Teoria: Estudar teoria não é somente saber ler partitura. Um bom livro falando de música pode ser considerado teoria. Tudo que fazemos na prática pode ser explicado teoricamente como, por exemplo, a diferença entre um acorde maior e um menor.

  2. Leitura: Para a guitarra elétrica usamos 3 maneiras de escrita: a cifra, a tablatura e a partitura. Dependendo se seus objetivos, somente a cifra e a tablatura já servirão, mas se quiser ser um músico completo, a leitura da partitura será extremamente importante.

  3. Percepção: Saber identificar e discernir os sons é algo fundamental para um estudante de música. Portanto, dedique um tempo para isso em seus estudos. Existem ótimos aplicativos que podem te auxiliar no estudo da percepção.

  4. Repertório: Esse assunto ficou por último, mas é o mais importante de todos, pois engloba todos os ítens anteriores, e é o mais divertido também. Muitas vezes um guitarrista iniciante só irá focar no repertório e, à medida que evolui, passará a dedicar tempo às outras matérias citadas acima.

3 – Timbrar a guitarra

Você pode até ter em mãos um bom equipamento, mas para tirar um bom som, precisará aprender a timbrá-lo, ou seja, regular os botões para que o som fique o mais agradável possível.

Para isso, comece fuçando nas regulagens da guitarra e do amplificador e tente descobrir o que muda quando você mexe em determinado “botão” (potenciômetro).

Quando falamos de pedais e pedaleiras, a brincadeira fica ainda mais divertida. No início do seu aprendizado pode ser que você fique bem perdido(a), mas não se preocupe, isso também melhora com a prática.

4 – Tocar em pé

Essa pode até soar estranha, mas é muito verdadeira. Se você passar horas tocando guitarra sentado, terá que se adaptar para tocar em pé.

Perceba que na maioria dos casos, quando sentados, a guitarra fica em uma determinada altura e quando colocamos a correia e tentamos tocar em pé, fica em outra. O braço ficará mais esticado, o pulso em outro ângulo e o pescoço provavelmente se inclinará um pouco mais.

Por isso é importante também praticar em pé, principalmente quando sua intenção é se apresentar em palcos.

5 – Fazer arranjo de guitarra, não de violão

Se você já venceu as dificuldades iniciais e começou a tocar em uma banda, muito provavelmente encontrará essa dificuldade. 

Apesar de a guitarra e violão serem instrumentos “parentes”, as funções que exercem dentro de uma banda costumam ser distintas. O que fazer num arranjo musical, dependerá de fatores como formação da banda: guitarra + baixo + bateria + teclado + saxofone, etc…

Mas também dependerá do estilo musical tocado, por isso é muito importante ouvir muitas músicas de diferentes estilos para saber o que fazer em cada situação.

Por exemplo: Se você somente tocar acordes básicos em uma banda, poderá se tornar redundante ou irrelevante se o violão já estiver fazendo a mesma coisa.

Em um reggae, por exemplo, a guitarra poderá usar tipos de acordes e efeitos diferentes de um worship ou um rock.

Uma dica: Para aprender um “idioma” (estilo musical), você terá que ouví-lo e copiá-lo bastante.

6 – Tocar com uma técnica precisa

Assim como a improvisação, o estudo de técnica é um dos que exige maior dedicação. Ter uma boa técnica leva tempo, e por isso um guitarrista iniciante precisará ser paciente e dedicado se quiser tocar os solos que tanto curte.

O estudo de técnica está diretamente ligado com o fortalecimento da musculatura das mãos e braços e deve ser encarado com um exercício físico, precisando ser constante se quiser ter resultados.

7 – Aprender a improvisar

Improvisar é uma arte e, assim como uma boa técnica, não vem do dia pra noite, leva tempo.

Se você quiser ser um bom improvisador, deverá estudar todos os dias, dada a complexidade do assunto.

Obviamente, alguns estilos são mais fáceis de tocar e exigem menos esforço do que outros na improvisação.

8 – Tocar na frente de outras pessoas

Quase tudo pode ser praticado, e se tocar na frente de outras pessoas é difícil pra você, exercite isso.

Você pode começar com alguém da sua família, mas procure se acostumar com pessoas te olhando enquanto toca e tome cuidado para que isso não mude sua concentração ou o jeito que toca.

Quando falamos de um palco, a dificuldade é ampliada, mas saiba que essa é uma dificuldade inclusive de músicos experientes. Encare o desafio e receba os merecidos aplausos.

Conclusão

Listamos aqui as principais dificuldades que todo guitarrista encontra no início do aprendizado. A intenção não é desmotivá-los(as), muito pelo contrário, é mostrar que mesmo sendo dificuldades comuns, é perfeitamente possível superá-las!

Parabéns por escolher a guitarra e seja bem-vindo(a) à família! Você não irá se arrepender, principalmente se não desistir e estudar de maneira inteligente.

Saiba que a diversão e o prazer de tocar superam muito as dificuldades que todo guitarrista – do iniciante ou avançado – encontra. Não desista!