Você já se perguntou se deveria fazer parte de uma banda, já recusou algum convite para tocar em uma ou sonha em montar a sua própria banda?

Provavelmente, após ler esse post você estará convencido de que SIM, todo músico deveria fazer parte de uma banda.

Não há problema nenhum em ser um “músico de quarto”, caso essa seja a sua escolha. Porém, ter uma banda que tem o compromisso de se reunir com frequência, pode trazer inúmeros benefícios, tanto para a sua musicalidade quanto para sua vida, confira alguns deles na lista abaixo:

01 – Você é empurrado para fora de sua zona de conforto

O primeiro – e talvez o mais importante – motivo de você fazer parte de uma banda está relacionado diretamente a sua evolução musical, principalmente quando falamos de repertório.

Quando participamos de uma banda cover, por exemplo, você é forçado a aprender novas músicas e o repertório é uma das principais formas de evoluir no instrumento.

Além disso, ao aprender novas músicas, automaticamente você aprende novos acordes, novas técnicas, novos ritmos, grooves, enfim…

O mesmo se aplica às bandas autorais, pois é necessário criar e a criatividade exige que não estejamos em nossa zona de conforto.

02 – Te faz mais atento aos detalhes e a boa execução

Existe uma grande diferença em você ser um músico caseiro – também conhecido como músico de quarto, ou seja, aquele que toca sem interação com outros músicos – e um músico de banda:

Em uma banda você tem mais pessoas te observando.

Dessa forma, dificilmente você irá querer fazer feio, certo? Você vai querer não “decepcionar” seus colegas de banda e dará o melhor de si para evitar erros bobos. Isso tornará as jams ou as gigs mais agradáveis para todos. 

03 – Te ajuda a criar o hábito de praticar e deixar de procrastinar

Muitos músicos deixam o instrumento de lado por dias, semanas e até meses. Ao fazer parte de uma banda que se reúne frequentemente, automaticamente o seu contato com o instrumento tende a aumentar.

Apenas pelo fato de querer fazer bonito na hora do ensaio ou da apresentação, conforme citado no ítem acima, você precisará praticar com frequência e, com o tempo, isso fará parte de sua rotina e um hábito natural será desenvolvido.

Leia também: Como se manter motivado para tocar guitarra todos os dias

04 – Você aprende mais

Em uma reunião de músicos, principalmente quando esses estiverem tocando juntos, é muito comum você aprender algo novo. Em uma banda, por mais que os integrantes tenham gostos em comum, há diferenças na forma de aprender e de tocar, ou na forma de interpretar determinada música ou aspecto técnico e teórico.

Essa troca de experiência impulsiona o seu aprendizado de maneira natural!

Dica: Preste mais atenção ao que o seu colega está executando. Se gostar, pergunte o que ele fez. Tente fazer algo semelhante. Instigue essa troca de ideias para a evolução do grupo.

05 – É mais divertido do que tocar sozinho

Mesmo se você estiver tocando sozinho, em um quarto a música diverte, isso é fato. 

Mas quando você se une com outros músicos para tocar, a diversão é muito maior! A troca de olhares quando alguém acerta uma tentativa de execução ou até mesmo quando alguém erra algo muito simples torna tudo mais prazeroso e divertido. 

Estudos comprovam que, em uma apresentação musical, a dopamina (um neurotransmissor que atua em diversas regiões do cérebro e influencia as nossas emoções, aprendizado, humor e atenção) é altamente liberada em nosso cérebro.

06 – Incute valores essenciais

Independente de sua posição ideológica, política ou religiosa, alguns valores são indispensáveis para desenvolvermos uma sociedade saudável e participar de uma banda pode representar muito bem isso.

Compromisso

Em uma banda é preciso cumprir combinados, horários e seguir um plano definido.

Respeitar as diferenças

Cada músico tem suas próprias dificuldades, gostos, sonhos, etc.

Trabalho em equipe 

Em uma banda não é cada um por si, os membros precisam estar alinhados e cada um está ali para cumprir um propósito na música.

Saber ouvir, esperar a sua hora

Cada um terá o momento de “falar” ou seja, solar ou se destacar.

07 – É saudável

Inúmeros estudos provam que estudar música traz vários benefícios para o ser humano, mas será que tocar em uma banda “amplifica” esses benefícios? A resposta é “sim” e aqui vai alguns motivos:

Socialização

Ao tocar em uma banda você desenvolve a socialização que por si só, traz inúmeros benefícios ao cérebro e reduz drasticamente a ansiedade.

Autoconfiança

Ter um alto nível de confiança em si mesmo pode ajudá-lo a ter sucesso em diversas áreas da sua vida e, inegavelmente, tocar em uma banda pode te ajudar a desenvolver isso.

Muda a sua rotina

Se deixarmos a vida nos levar sem tomar o mínimo de controle, é possível que as coisas saiam dos trilhos e nos tornemos robôs trabalhadores sem o mínimo de diversão.

Leia também: Por que estudar guitarra pode reduzir seu estresse.

08 – Te prepara para oportunidades

Tocar em um quarto é muito diferente do que tocar ao vivo. Já imaginou se você recebe o convite para participar de uma banda em ascensão mas perde a oportunidade por não ter experiência no palco?

Tocar ao vivo exige dinâmica de banda, ou seja, sintonia entre os músicos, e isso não se conquista sozinho, por mais que você esteja apto musicalmente, é necessário tocar em um grupo para desenvolvê-la.

Conclusão

Como disse no início deste post, tudo bem se você quiser aprender um instrumento musical e até dominá-lo com maestria tocando sozinho, em casa.

Porém, muito provavelmente, em algum momento, você vai querer “tirar isso para fora”.

Então, já que existem tantos benefícios, que tal fazer uma tentativa? Você pode se apaixonar pela experiência e nunca mais deixar de participar de alguma banda ou grupo musical.

Comente! Você já tem a sua banda ou está pensando em montar uma?

Será um prazer interagir com vocês. Um abraço e até a próxima!