Estudar guitarra pode reduzir seu estresse. Sim, se você está em uma fase da vida em que a rotina é muito agitada e gera uma carga de preocupação grande, tocar guitarra pode ser a saída para ficar mais saudável.

Nesse artigo, vou tentar responder uma pergunta em específico: Por que estudar guitarra pode reduzir seu estresse? Apesar de falarmos da guitarra, os argumentos que vou usar são baseados em estudos que mostram que outros instrumentos têm a mesma função.

Você vai ver que a prática rotineira de um instrumento vai melhorar sua vida, e muito!

Diversão X Estresse

Em primeiro lugar, tocar guitarra é uma atividade que ajuda a descontrair. Apesar de exigir uma certa disciplina, você não vai ter a mesma sensação de como estivesse fazendo alguma coisa do trabalho ou arrumando a casa, por exemplo.

Na verdade, esse momento diário que você vai reservar (sim, você deve praticar TODOS OS DIAS) será uma válvula de escape. Apesar do esforço exigido, com o passar do tempo você vai comprovar que estudar guitarra pode reduzir seu estresse.

Combater o estresse é apenas uma das coisas que tocar guitarra pode fazer por você. Para descobrir outros benefícios de tocar um instrumento musical, clique AQUI.

Cortisol

O cortisol é um hormônio produzido pelo corpo humano. Ele é conhecido como o hormônio do estresse. Cada pessoa produz uma quantidade de cortisol maior ou menor, a depender do nível de agitação a que o corpo é submetido.

Esse hormônio gera uma série de reações no corpo humano. Vale ressaltar o aumento da frequência cardíaca e o estreitamento dos vasos sanguíneos. Ou seja, trata-se de um ciclo vicioso, pois ao mesmo tempo que o corpo gera cortisol em situações de estresse o próprio hormônio gera reações que causam mais estresse.

Segundo o neurocientista Daniel J. Levitin, autor do livro This is Your Brain on Music, tocar um instrumento reduz o nível de cortisol no corpo. Ou seja, a ciência indica que realmente estudar guitarra pode reduzir seu estresse.

Está gostando das dicas?

Deixe seu e-mail abaixo para te enviarmos as próximas!

Estudo

No início do século, o Dr. Barry Bittman, do Mind-Body Wellness Center, em Meadville (EUA), fez um estudo para ver qual a relação entre música e doenças cardíacas. Durante a pesquisa, ele acabou chegando a uma conclusão: estudar guitarra pode reduzir seu estresse. Na verdade, não é só guitarra, mas qualquer instrumento.

Na pesquisa, ele selecionou uma série de voluntários e os colocou em situações de estresse. Depois, Bittman dividiu os voluntários em três grupos, sendo que um teve atividades musicais. Os demais fizeram outros tipos de atividades, como ler revistas.

A conclusão do estudo foi simples: as pessoas reagem diferente quando submetidas ao mesmo grau de estresse. Tudo depende de fatores genéticos. Mas a redução dos níveis de estresse é muito maior em pessoas que relaxam fazendo atividades musicais.

Simplificando: estudar guitarra pode reduzir seu estresse. Por isso, se você está pensando em começar ou voltar a tocar o instrumento, não deixe essa ideia só no campo da imaginação. Arregace as mangas e mãos à obra, isso vai te fazer bem, muito bem!