Introdução:

Se você está pensando em se tornar guitarrista ou já iniciou a sua jornada musical, é natural que queira saber a resposta para a seguinte pergunta: “Quanto tempo demora para aprender guitarra?”

Essa é uma dúvida comum, mas a resposta não é tão simples quanto parece. Vários fatores influenciam no tempo que cada um leva para aprender guitarra, e neste artigo vamos explorar em detalhes cada um deles.

Mas antes… O que de fato é aprender guitarra?

“Aprender guitarra” é um termo subjetivo, pois está sujeito à interpretação individual e às expectativas de cada um. Para alguns, “aprender guitarra” é aprender 30 músicas para tocar com os amigos. Para outros, é tocar tão bem quanto um ídolo famoso.

Aqui já nos deparamos com a primeira dificuldade de encontrar uma resposta pronta para essa pergunta.

Por isso, nosso melhor conselho para você nesse momento é:

Não pense no tempo que você levará para aprender guitarra. Foque apenas em começar e em dar seus próximos passos no aprendizado.

Eu garanto que sua jornada será muito divertida.

“Quanto tempo leva para aprender guitarra?” A resposta que você quer ouvir.

Você não ficou satisfeito com a explicação e o conselho do tópico acima e ainda gostaria de ter uma noção de quanto tempo você levaria demoraria para aprender guitarra? Ok… Vou te dar uma resposta desde que você se comprometa a ler o restante desse artigo. Conto com você!

Então vamos à resposta que você quer ouvir:

Vamos partir de um exemplo comum: alguém que está começando do zero e quer se tornar um guitarrista bom o suficiente para tocar alguns dos maiores clássicos do rock, além de conseguir solar e improvisar com criatividade.

Se essa pessoa praticar por pelo menos 1 hora por dia (5 vezes por semana) e seguir um bom método método passo-a-passo, ela poderia alcançar esse objetivo em 2 anos.

Note que na resposta acima usamos um exemplo específico e mesmo assim não demos uma resposta definitiva (…ela poderia alcançar esse objetivo). Demos apenas uma estimativa para você tomar como base!

Agora vem a melhor parte!

“Aprender guitarra leva um dia!” A resposta que você precisa ouvir!

Você pode aprender guitarra em um dia, se encarar que “aprender” é simplesmente dar o seu próximo passo e subir um nível por dia – por menor que ele seja.

Pense em alguém que precisa emagrecer 50 kg e já na primeira semana essa pessoa emagreceu 1 kg. Ela emagreceu e isso é um fato! Alcançar o objetivo é outra coisa.

Com a guitarra é a mesma coisa. Se você aprende algo novo hoje, não é errado você falar que “aprendeu”. Simples assim!

No entanto, você terá algo novo para aprender no dia seguinte e no seguinte também. O aprendizado só “termina” quando você decide parar de aprender.

Guitarristas renomados mundialmente continuam aprendendo e praticando guitarra diariamente, mesmo já tendo alcançado o sucesso e sendo referência para milhares de fãs.

Focar no seu objetivo a longo prazo, pode gerar ansiedade, descontentamento e até te fazer desisitir. Por isso, repito: Foque sempre nos próximos passos.

5 fatores que influenciam no tempo que você levará para alcançar os seus objetivos na guitarra

Agora que você tem uma “resposta” e já entendeu que o aprender guitarra acontece no dia em que você pratica e desbloqueia seu próximo nível, vamos aos 5 fatores que influenciam no tempo que você levará para alcançar os seus objetivo.

Para isso, é claro, primeiro defina o seu objetivo. Com ele bem definido, você terá dado o primeiro passo para ter uma estimativa um pouco mais precisa do tempo que levará para alcançá-lo (no exemplo acima, o objetivo era “ser um guitarrista de nível intermediário”.

A partir daí, os fatores listados abaixo também podem te ajudar a chegar mais perto de encontrar a sua resposta.

1. Seu Contexto Musical:

O primeiro fator a se considerar é o contexto musical em que você está inserido. O quanto você está envolvido com a música? Quais músicas você ouve regularmente? A música é uma presença constante em sua família? Você frequenta ambientes musicais, como igrejas, shows ou jam sessions ao vivo?

Esses aspectos, além de influenciarem sua motivação e inspiração ao aprender guitarra, também melhoram sua percepção musical. Se você está imerso em um ambiente musical favorável, onde a música é valorizada e compartilhada, podemos dizer que seu ouvido está mais treinado e isso pode acelerar seu aprendizado e diminuir o tempo que você levará para aprender guitarra.

| Leia também: Como se manter motivado a tocar guitarra todos os dias

2. Seu Nível Musical:

Se você já possui alguma experiência musical, isso pode influenciar positivamente no seu aprendizado além de reduzir o tempo necessário para você alcançar o seu objetivo.

Por exemplo, se você já toca outro instrumento, já teve aulas de música ou está familiarizado com alguns conceitos musicais, isso lhe dará uma base sólida e facilitará a sua evolução em algumas etapas.

3. Suas Habilidades Motoras:

É comum que algumas pessoas tenham habilidades motoras mais desenvolvidas do que outras. Aquelas que possuem maior facilidade podem progredir um pouco mais rapidamente em seu aprendizado. No entanto, é fundamental ressaltar que qualquer pessoa, desde que não apresente deficiências físicas que dificultem a execução, pode desenvolver habilidades na guitarra com dedicação e perseverança.

A boa notícia é que, com o passar do tempo, as habilidades motoras se aprimoram e as dificuldades iniciais deixam de ser um desafio significativo.

| Leia também: 4 motivos para voltar a estudar guitarra quando adulto

4. O Tempo que você Dedicará ao Estudo e à Prática

O tempo que você dedica ao estudo e à prática diária é um fator determinante no seu ritmo de aprendizado. Guitarristas que podem estudar 5 horas por dia, todos os dias, obviamente aprenderão mais rápido do que aqueles que só podem praticar 30 minutos, 3 vezes por semana.

Eis mais um motivo para você não focar no longo prazo e sim no seu próximo passo.

Independente do tempo que você tem, estabeleça uma rotina de estudo que seja viável para você, e esforce-se para cumpri-la com disciplina e dedicação.

5. O Método de Estudo que você utilizará

Por último, mas não menos importante, seguir um método de estudo estruturado e eficiente (presencial ou online) é essencial para acelerar o aprendizado da guitarra. Eles podem fornecer a orientação correta para a sua evolução, além de te ajudar a economizar um bom tempo.

Disclaimer: O curso completo de guitarra completo do Music Clan é uma excelente opção. Com mais de 100 aulas sequenciais e suporte ilimitado, você evitará perder tempo procurando conteúdos dispersos e poderá seguir um roteiro claro e progressivo.

Conclusão

Aprender guitarra é uma jornada pessoal e contínua, e o tempo necessário para alcançar os objetivos pode variar de acordo com diversos fatores. O mais importante é manter a motivação, o foco nos próximos passos e desfrutar da experiência de aprender e evoluir na guitarra.

Bons estudos!