Uma das formas mais simples e populares de leitura e escrita de músicas e exercícios para guitarra é a tablatura. É por meio dela que você pode aprender músicas em sites pela internet e em programas como Guitar Pro e Tux Guitar.
Apesar de esse artigo ser direcionado para guitarra, o mesmo serve para violão e outros instrumentos de corda que tenham trastes também.
Como Ler Tablatura: Os Dois Elementos Básicos
A tablatura, diferente das cifras e da partitura, indica a localização exata, por meio das casas e cordas, de onde você deve tocar na guitarra.
São dois os elementos básicos presentes nas tablaturas: cordas e casas.
As cordas são representadas por linhas. No caso da guitarra comum, são 6 linhas.
A linha de cima representa a 1ª corda – a mais aguda-, enquanto a de baixo, representa a 6ª corda – a mais grave). É importante memorizar isso!
Se for para um baixo de 4 cordas ou para uma guitarra de 7 cordas, por exemplo, a tablatura deverá ter o mesmo número de linhas do instrumento.
Está gostando da lição?
Deixe seu e-mail abaixo para te avisarmos sobre as próximas!
As casas são representadas pelos números. O número 5, por exemplo, indica que você deve tocar a casa 5. O número 0, indica que você deve tocar a corda solta. E assim por diante…
No caso de números empilhados, você deve tocá-los ao mesmo tempo.
Simples, não é? Dê o play no áudio e veja como fica a sequência a seguir:
Como Ler Tablatura: Notação das Técnicas Básicas
Quando você busca tablaturas para uma música que você quer aprender, você pode encontrar de duas formas: em formato de texto ou para editores de tablatura.
Os dois tipos seguem os mesmos princípios básicos, mas os símbolos que representam as técnicas são diferentes, devido à limitação dos caracteres das tabs em formato de texto.
Veja agora como ficam as técnicas básicas nos dois formatos (Ah,e se você quer dominar as 4 técnicas básicas de guitarra solo, clique aqui para ver nosso artigo sobre o tema):
Ligados (Hammer-on e Pull-off)
Slide
Bends
- Convencional
- Bend and release
Vibrato
A tablatura é um dos sistemas mais simples e práticos de se aprender. Para complementar, o ideal é que você aprenda também a ler cifras, mais indicadas para leitura de acordes. Este é o básico (tabs + cifras) de leitura!
Agora, se você tem vontade de se aprofundar e aprender o sistema de notação musical mais conhecido e completo na música, clique aqui para conferir nossa série de artigos sobre leitura de partitura.
Ficou com alguma dúvida? Coloque aqui embaixo nos comentários. A dúvida de um pode ser também a de muitos outros! 😉