Se você toca guitarra há pouco tempo, ou está começando a tocar agora, sabe que uma das coisas mais difíceis é encontrar músicas legais que você consiga tocar. E solos então? Sempre tem algo para dificultar, seja uma técnica diferente, velocidade ou um ritmo difícil de entender.

Por isso, preparei as tablaturas de 7 solos de guitarra fáceis para você aprender sem muita complicação. Não ligue muito para o estilo ou para a música. Tome isso como um desafio e tente tirar os 7!

Basicamente, você precisa saber executar as 4 técnicas de guitarra solo básicas, que são os ligados (hammer-on e pull-off), slide, bend e vibrato. Esses solos vão ajudá-lo(a) a desenvolver ainda mais estas técnicas.

Vamos lá?

1. The Zephyr Song – Red Hot Chili Peppers

Este é um dos solos de guitarra mais fáceis da banda. É do álbum “By The Way” (2002), época do John Frusciante. Utiliza as técnicas bend e vibrato. Ouça no vídeo e veja a tablatura abaixo:

solos de guitarra faceis - zephyr song

2. Palavras de um Futuro Bom – Jota Quest

Do álbum “Até Onde Vai” (2005), gravado pelo guitarrista Marco Túlio. Um solo bem simples que não utiliza nenhuma técnica específica. Basta tocar as casas descritas na tablatura. Ouça no vídeo e veja a tablatura abaixo:

solos de guitarra faceis - palavras de um futuro bom

3. Champagne Supernova – Oasis

Uma das músicas mais famosas do Oasis, gravada em 1995. Duas guitarras solam ao mesmo tempo em oitavas diferentes. Veja a tablatura das duas guitarras. Utiliza a técnica de bend e um pequeno slide ao final, no último compasso. Ouça no vídeo e veja a tablatura abaixo:

solos de guitarra faceis - champagne supernova
solos de guitarra faceis - champagne supernova2


Aprenda a arte de SOLAR NA GUITARRA!
Domine rapidamente todos os assuntos necessários para tocar qualquer solo.

Evolua na guitarra em 7 dias com o Music Clan.

4. True Love – SOJA

True Love é uma das músicas de maior sucesso da banda SOJA (Soldiers of Jah Army) e tem um solo de guitarra bem fácil de ser executado no início. Utiliza as técnicas de ligados, bend e slide. Ouça no vídeo e veja a tablatura abaixo:

solos de guitarra faceis - true love

5. If Everyone Cared – Nickelback

Este é um solo de guitarra simples, mas que você deve estar atento aos slides. Além do slide que ocorre no segundo compasso, da casa 9 até a 11, todas essas notas que são precedidas por números menores, são também slides, porém mais rápidos. Utiliza as técnicas de slide e vibrato. Ouça no vídeo e veja a tablatura abaixo:

solos de guitarra faceis - if everyone cared

6. Waiting On the World to Change – John Mayer

Do álbum “Continuum” (2006), esse é um solo de guitarra que vai ajudá-lo(a) a melhorar a precisão nos slides. Utiliza as técnicas de ligados, slide, bend e vibrato. Ouça no vídeo e veja a tablatura abaixo:

solos de guitarra faceis - waiting on the world

7. Californication – Red Hot Chili Peppers

Este solo vem de uma das músicas mais famosas do Red Hot Chili Peppers, que foi gravada no álbum de mesmo nome, “Californication” (1999), pelo guitarrista John Frusciante. Por ser um solo mais longo, vá dividindo-o em partes para memorizar cada uma delas e depois juntar. Utiliza as técnicas de ligados, bend e vibrato. Ouça no vídeo e veja a tablatura abaixo:

solos de guitarra faceis - californicationb

Ficou com alguma dúvida ou se lembra de mais algum solo de guitarra fácil de tocar? Coloque aqui embaixo nos comentários para compartilhar comigo e com os outros leitores! 😉