O mercado musical tem uma quantidade grande de tipos de guitarra. Essa variedade de modelos faz até mesmo músicos experientes terem dúvidas na hora de escolher o instrumento.

Se é difícil para quem já toca há muito tempo, imagine para aqueles que estão dando os primeiros passos, não é mesmo? Para te ajudar a escolher entre os tipos de guitarra que mais se adequam a você, este artigo vai apresentar os principais modelos. (Aqui no blog, você também encontra dicas de como escolher uma guitarra para inciante).

No texto, você vai poder conhecer um pouco da história desses instrumentos, ficar por dentro de algumas características e ainda entender para qual estilo de som cada um dos tipos de guitarra é mais indicado.

Os seis tipos de guitarra selecionados são:

  • Telecaster
  • Les Paul
  • Stratocaster
  • SG
  • Flying V
  • Explorer

Telecaster

Tipos de guitarra - Modelo Telecaster

Entre todos os tipos de guitarra, a Telecaster tem um lugar especial. Apesar de não ser o mais famoso, esse é o modelo que pode ser considerado a origem das guitarras de corpo sólido. Desenvolvido originalmente pela Fender, no início dos anos 1950, o instrumento foi inicialmente chamado de Broadcaster.

Caracteristicamente, a Telecaster tem o corpo feito em madeira Alder. Também é comum que esse instrumento tenha braço e escala construído com uma única peça de madeira Maple. Outra característica é que o braço da guitarra é parafusado no corpo.

Em relação aos captadores, a Telecaster apresenta basicamente dois single coils. Para completar, a guitarra conta com uma chave de três posições (braço, braço + ponte, ponto) e dois knobs, sendo um de tonalidade e outro de volume.

O timbre gerado por essa combinação de características é bastante singular e conquistou inicialmente os corações de artistas da música country americana. No entanto, outros estilos também têm uma relação íntima com a Telecaster, a exemplo do blues, rock e do jazz.

  • Captadores: Single coil
  • Madeira(s) Característica(s): Alder e Maple
  • Estilos mais característicos: Country, blues, rock e jazz

Les Paul

Tipos de guitarra - Modelo Les Paul

Esse é um dos tipos de guitarra mais conhecidos de todos os tempos. Também fabricada em série a partir do início dos anos 1950, o modelo Les Paul é o carro chefe da Gibson.

Uma das características mais marcantes desse instrumento é o corpo feito em madeira Mogno. Uma curiosidade é que hoje em dia a produção desse modelo de guitarra nos Estados Unidos está sendo feita Maple. Isso por causa das leis ambientais no país.

O braço da Les Paul é colado no corpo, o que difere bastante dos tipos de guitarra da Fender. Essa característica influencia diretamente no timbre e no som que o guitarrista consegue tirar do instrumento.

A guitarra vem normalmente com dois captadores humbuckers, o que deixa o som “gordo”, ideal para quem gosta de tocar rock’n’roll carregado de distorção. Algumas Les Pauls vem com três captadores humbuckers ao invés de dois.

  • Captadores: Humbucker
  • Madeira(s) Característica(s): Mogno e Maple
  • Estilos mais característicos: Rock

Stratocaster

Tipos de guitarra - Modelo Stratocaster

Quando falamos em tipos de guitarra, esse é provavelmente o mais famoso. Talvez essa frase seja um pouco exagerada, afinal, não dá para saber com certeza qual o instrumento mais popular do planeta, mas com certeza a Stratocaster é uma das primeiras opções de muitos guitarristas.

Esse modelo foi criado pela Fender, em 1954, como uma derivação da Telecaster. Popularizado posteriormente por guitarristas lendários, como Jimi Hendrix, a versatilidade desse instrumento é o que faz dele um best seller.

Quando se trata de captadores, a Strato, como é normalmente chamada pelos guitarristas brasileiros, tem três single coils. A guitarra vem com uma chave seletora que permite ao músico escolher entre cinco posições, o que agrega ainda mais possibilidades de timbres ao instrumento.

Em relação ao tipo de madeira com que é produzida, pode-se dizer que existem muitas variações. Originalmente, as Stratos americanas são feitas em Ash e Alder, mas no Brasil é comum encontrar modelos produzidos com Marupá, Cedro, Freijó, Basswood, Swamp Ash e até Mogno.

A versatilidade desse instrumento, faz com que ele seja usado por músicos que tocam diferentes gêneros e estilos. Notadamente, guitarristas de rock, blues e funk se dão muito bem com a Stratocaster. Alguns guitarristas famosos que usam esse tipo de guitarra são Eric Clapton, Yngwie Malmsteen e John Frusciante. (Se você é fã do ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers, aprenda sete linhas de acompanhamento feitas por ele)

    • Captadores: Single Coil
    • Madeira(s) Característica(s): Ash e Alder
    • Estilos mais característicos: Rock, blues, funk

 

Eleve o seu nível na guitarra a partir de hoje!

Conheça a principal biblioteca de Cursos de Guitarra do Brasil

SG

Tipos de guitarra - Modelo SG

Em meados dos anos 1960, a Gibson começou a notar uma queda nas vendas do modelo Les Paul. Algumas críticas assolavam o famoso modelo da marca. Entre elas, vale destacar o peso do instrumento e a dificuldade de tocar usando as casas dos últimos trastes.

Com isso, a empresa lançou a Les Paul SG, que mais tarde passou a se chamar apenas SG. A guitarra foi projetada para solucionar esses “problemas” que algumas pessoas enxergavam na Les Paul. O nome SG vem das iniciais das palavras solid guitar (guitarra sólida).

O corpo do instrumento é produzido com madeira Mogno. A guitarra usualmente vem equipada com dois ou três captadores humbuckers. Além disso, a guitarra também tem controles individuais de timbre e volume para cada captador.

Uma curiosidade sobre a SG é que, apesar da captação idêntica a da Les Paul, o timbre desse instrumento é bastante diferente. O modelo foi consagrado por grandes guitarristas, a exemplo de Tony Iommi (Black Sabbath) e Angus Young (AC/DC).

  • Captadores: Humbucker
  • Madeira(s) Característica(s): Mogno
  • Estilos mais característicos: Rock

Flying V

Tipos de guitarra - Modelo Flying V

Esse é um dos tipos de guitarra que foram imortalizados por lendas. Apesar de não ser um modelo amplamente usado, ele tem um lugar especial guardado nos corações de muitos guitarristas de rock’n’roll.

O projeto da Flying V surgiu em 1957 com uma ideia da Gibson: criar instrumentos com design mais futurista. No entanto, a ideia não deu certo e já em 1959 a guitarra teve a linha de produção interrompida. O instrumento só voltou ao mercado no final da década seguinte.

A Flying V é uma guitarra que vem equipada com captadores humbucker, o que faz dela um modelo perfeito para quem quer tirar um som pesado. Em relação à madeira com que é construído, o instrumento normalmente usa Korina, que é da mesma família que o Mogno.

  • Captadores: Humbucker
  • Madeira(s) Característica(s): Korina
  • Estilos mais característicos: Rock

Explorer

Tipos de guitarra - Modelo Explorer

Outra guitarra produzida pela Gibson no intuito de chegar a modelos mais futuristas é a Explorer. Ela foi lançada junto com a Flying V, no final da década de 1950, mas demorou um pouco mais para sair de linha pela primeira vez.

Em 1963, a produção foi interrompida por causa da pouca popularidade do modelo, mas em 1976 a Gibson voltou a produzir a guitarra. Isso aconteceu porque outras marcas começaram a produzir esse tipo de instrumento e obter sucesso na comercialização.

Assim como a irmã, a Explorer é feita com madeira Korina e vem equipada com captadores humbucker.

  • Captadores: Humbucker
  • Madeira(s) Característica(s): Korina
  • Estilos mais característicos: Rock

Conclusão

Essa lista procurou mostrar os tipos de guitarra mais populares no mundo. Vale ressaltar que hoje em dia esses modelos foram replicados por diversas marcas no mercado de instrumentos musicais. Isso significa que é possível comprar esses tipos de guitarra por vários preços e com várias qualidades diferentes.

Muitos outros tipos de guitarra ficaram de fora desse artigo. Alguns, inclusive, extremamente famosos. Se você achou que algum modelo não poderia ter ficado de fora, por favor deixe seu comentário complementando o artigo. Ah, e se você gostou da lista compartilha, tá!?