Você conseguiria dizer quais são as 4 técnicas de guitarra mais importantes para um guitarrista? Difícil, né? São tantas!
No entanto, existem 4 que são essenciais para quem quer iniciar na guitarra e começar a aprender seus primeiros solos. São elas: Ligados (hammer-on e pull-off), slide, bend e vibrato.
Então continue lendo para aprender o que são essas técnicas, como executar, como ler na tablatura e para aprender um exercício de cada para deixar sua técnica em dia.
1. Ligados (Hammer-on e Pull-off)
O que são?
Técnica que faz com que a transição entre as notas soe mais suave, sem o uso da palheta.
Como fazer?
O conceito de ligados pode ser dividido em dois: hammer-on e pull-off.
No hammer-on, você deve “martelar” (hammer em inglês = martelo) a nota apenas com a mão esquerda, sem palhetar a nota. Já no pull-off, você deve fazer o movimento de puxar (pull em inglês = puxar) a corda apenas com a mão esquerda, também sem utilizar a palheta.
Veja nos vídeos abaixo como executar essa técnica (o princípio é o mesmo para guitarra e violão):
Hammer-on (Preste atenção na execução aos 0:24)
Pull-off (Preste atenção na execução aos 0:16)
Na tablatura
Os ligados são representados na tablatura com um arco entre as notas (o símbolo é o mesmo para hammer-on e pull-off). Você só deve palhetar a primeira nota que faz parte do arco. Veja alguns exemplos:
Na tablatura tipo texto, o hammer-on é simbolizado pela letra h e o pull-off, pela letra p.
Exercício
No início, é comum o hammer-on e o pull-off soarem mais fracos do que a nota palhetada. Então pratique os exercícios abaixo lentamente com o objetivo de chegar a um volume parecido (nota palhetada x ligado). Ouça o áudio e veja a tablatura.
Hammer-on
Pull-off
Hammer-on e pull-off
Está gostando da lição?
Deixe seu e-mail abaixo para te avisarmos sobre as próximas!
2. Slide
O que é?
Técnica que tem como objetivo ir de uma casa a outra (na mesma corda) deslizando o dedo.
Como fazer?
Toque a casa 5 da terceira corda (G) e deslize o dedo, sem palhetar, até a casa 7 na mesma corda. Pronto! Um slide!
Veja o movimento de slide aos 0:48 do vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=JXnVKVfqWYE
Na tablatura
Na tablatura, os slides mais comuns são representados de duas formas.
- Uma barrinha entre duas notas + o arco do ligado: palhete a primeira nota e deslize o dedo até a próxima casa.
- Somente a barrinha entre duas notas: palhete a primeira nota, deslize o dedo até a próxima casa e logo que chegar, palhete novamente.
Na tablatura tipo texto, o slide é representado por meio de barras (/ e \).
Note que, quando a segunda nota é mais aguda do que a primeira, a barrinha “está subindo”. Quando a segunda nota é mais grave, a barrinha “está descendo”.
Exercício
Toque a casa 1 com o dedo 1 e deslize; casa 4 com o dedo 2 e deslize; casa 7 com o dedo 3 e deslize; casa 10 com o dedo 4 e deslize. Volte da mesma maneira. Repita nas outras cordas. Ouça o áudio e veja a tablatura:
3. Bend
O que é?
Técnica que tem como objetivo ir de uma nota a outra sem trocar de casa, levantando ou abaixando a corda.
Como fazer?
Um detalhe importante no bend, é que ele deve ser feito com o movimento do braço e não com o movimento de flexão dos dedos. Veja aos 0:40 do vídeo abaixo como fazer um bend da maneira correta, sem sobrecarregar os dedos e o braço.
Na tablatura
O bend é representado com uma seta para cima, junto com a indicação do quanto subir (¼ de tom, ½ tom, 1 tom, …).
Na tablatura tipo texto, o bend é representado pela letra b entre a casa que você deve executar o bend e a casa que você deve atingir (nota-alvo).
Exercício
É muito importante que você treine seu ouvido para que consiga dar bends afinados. Não se deve simplesmente levantar a corda sem saber onde quer chegar. Você deve levantá-la (ou abaixá-la) com a intenção de atingir uma próxima nota (nota-alvo).
Neste exercício, você irá tocar a nota alvo e, em seguida, tentar atingi-la (mesmo som) com o bend. Comece praticando com o dedo 3 e mantenha os dedos 1 e 2 apertados atrás para auxiliar. Ouça o áudio e veja a tablatura:
4. Vibrato
O que é?
Técnica que tem como objetivo fazer a corda vibrar, dando mais dinamismo e “cor” ao som.
Como fazer?
Existem vários tipos de vibrato, mas um dos mais comuns na guitarra é feito com a mesma mecânica dos bends. É como se fossem vários “microbends” seguidos. Assim como os bends, o vibrato pode ser feito para cima ou para baixo.
Veja o movimento do vibrato 1:02 do vídeo abaixo.
Na tablatura
Na tablatura, o vibrato é representado por uma “cobrinha” acima da nota.
Na tablatura tipo texto, o vibrato é representado pelo símbolo ~.
Exercício
Toque a casa 7 com o dedo 3 (mantenha os dedos 1 e 2 apertados atrás para auxiliar) e faça o vibrato. Comece o movimento lentamente e depois vá acelerando aos poucos. Repita em todas as cordas. Ouça o áudio e veja a tablatura:
Concluindo
Os ligados, slides, bends e vibratos são técnicas de guitarra fundamentais para qualquer guitarrista.
No início da sua jornada de aprendizado, priorize sempre um ligado bem feito, um slide preciso, um bend afinado e um vibrato fluido ao invés de buscar somente a velocidade. Essas técnicas dizem muito sobre um guitarrista.