O metrônomo é um acessório extremamente importante para qualquer guitarrista. Na verdade, para qualquer músico. Mas, infelizmente, muita gente que começa a tocar guitarra não estuda com esse equipamento tão útil e o resultado pode ser um grave problema de manter o tempo durante as músicas.

Mesmo que o músico iniciante não queira aceitar, estudar com o metrônomo é essencial. E se antes da era digital era preciso correr para lojas de instrumentos para adquirir um, hoje a internet disponibiliza metrônomos perfeitos. E melhor, de graça!

Neste artigo você vai conhece um pouco da história do metrônomo, descobrir para que serve (se é que você não sabe ainda) e ver quais são os melhores aplicativos gratuitos que estão disponíveis online. (Você também pode ver outros acessórios essenciais para guitarristas)

Breve história do metrônomo

O primeiro metrônomo foi criado em Amsterdã (Holanda) em 1812. O inventor original do equipamento foi Dietrich Nikolaus Winkel, um relojoeiro. No entanto, Winkel não obteve a patente do acessório, que ficou para o alemão Johann Mälzel.

Apesar de hoje existir em formatos digitais, inclusive em vários aplicativos para smartphones como vamos ver abaixo, originalmente o equipamento era bem diferente. O metrônomo era basicamente um pêndulo que ficava oscilando de um lado para o outro e a velocidade com que ele oscilava era controlada por um peso preso na haste.

Para que serve um metrônomo?

Bem, a resposta curta é: para ajudar o músico a não sair do tempo. Toda música tem um compasso definido e esse compasso é dividido em tempos. O metrônomo marca cada um desses tempos e assim o músico consegue saber se “se perdeu”.

É claro que hoje em dia o pêndulo do metrônomo é virtual (isso quando ele ainda existe). Os equipamentos emitem sons marcando cada tempo do compasso, o que facilita muito a percepção do músico. Existem ainda novas tecnologias que marcam o tempo por meio de ondas vibratórias.

Mas, para resumir, o metrônomo é o equipamento que vai te evitar problemas futuros, principalmente quando você estiver tocando em uma banda ou gravando em um estúdio. Ou seja, mesmo que você ache chato usá-lo, supere isso e estude com ele sempre!

Cifra Club

Aplicativo de metrônomo - Cifra Club

O site Cifra Club tem um dos mais simples, porém melhores, metrônomos disponíveis gratuitamente. Ele permite que você escolha o compasso, selecione notas por tempo e ainda escolha as subdivisões. Além disso, ele tem o função “tap tempo”, que é um botão que permite que você mude o bpm (batidas por minuto) muito rapidamente. Com ele, fica bem mais fácil descobrir o andamento da música que você está praticando.

Outra função legal é que o metrônomo do Cifra Club te deixa salvar seu histórico de estudo e ainda favoritar os compassos usados com mais frequência, o que também agiliza sua vida. Você pode baixar esse aplicativo tanto para IOS quanto para Android clicando nos hiperlinks.

Curtindo o post? Temos muito mais!

Junte-se aos mais de 8 mil músicos que recebem nossos conteúdos

Pro Metronome

Aplicativo de metrônomo - Pro Metronome

Esse aplicativo também resolve bem a vida de qualquer guitarrista. Para começar, ele tem uma faixa de andamento que vai de 10 a 300 bpm, o que é mais do que suficiente. O app também tem a função de “tap tempo”, assim como o do Cifra Club, outra função bastante útil.

O Pro Metronome ainda permite que o músico personalize a clave de tempo e defina a acentuação dos tempos no compasso, com opção de três intensidades e ainda a possibilidade de mutar qualquer um dos tempos isoladamente.

Para finalizar, uma outra função excelente. O app tem um background mode, que permite que o metrônomo continue funcionando enquanto você utiliza outros aplicativos em seu celular. Vale ressaltar que todas essas funções estão disponíveis na edição gratuita do aplicativo.

Para baixar o Pro Metronome para IOS ou Android, clique nos hiperlinks.

Soundcorset afinador e metrônomo

Aplicativo de metrônomo - Soundcorset

Esse é um aplicativo simples, completo e que funciona muito bem. Assim como os outros da lista, ele permite que você personalize a clave de tempo, escolha a acentuação dos tempos no compasso e tem a função “tap tempo”.

O Soundcorset permite que a marcação do tempo seja feita de outras formas além do áudio. O guitarrista pode configurar o app para piscar e até vibrar. Isso traz uma outra forma de sentir o beat.

A faixa de bpm dele vai de 15 a 500, o que é um pouco mais do que os anteriores. Mas, diferente dos outros, esse app tem funções a mais. Ele vem com afinador embutido, alguns exercícios para praticar escalas e uma função de gravação. (Veja quais são os melhores aplicativos gratuitos para afinar sua guitarra)

Para baixar o Soundcorset afinador e metrônomo para IOS ou Android, clique nos hiperlinks.

Soundbrenner

Aplicativo de metrônomo - Sounbrenner

Esse aplicativo é relativamente novo no mercado e vem surpreendendo os usuários. Com função “tap tempo”, faixa de bpm que vai de 20 a 400 e a possibilidade de personalizar a clave de tempo e escolher a acentuação dos tempos no compasso, o app funciona perfeitamente.

Além disso, o Soundbrenner tem uma série de exercícios que ajudam o estudante a praticar ritmo. Mas apesar dessas funções gratuitas do aplicativo, ele realmente se diferencia pela junção entre app e o metrônomo físico.

A lógica desse metrônomo é usar vibração para marcar o tempo. Ele também permite sincronizar vários acessórios ao mesmo tempo. Assim, uma banda pode tocar junta e um integrante sabe quando o outro está fora do tempo.
Para conhecer mais o app, clique AQUI. E para baixar o Soundbrenner para IOS e Android, clique nos hiperlinks.