O metrônomo é um acessório extremamente importante para qualquer guitarrista. Na verdade, para qualquer músico. Mas, infelizmente, muita gente que começa a tocar guitarra não estuda com esse equipamento tão útil e o resultado pode ser um grave problema de manter o tempo durante as músicas.

Mesmo que o músico iniciante não queira aceitar, estudar com o metrônomo é essencial. E se antes da era digital era preciso correr para lojas de instrumentos para adquirir um, hoje a internet disponibiliza metrônomos perfeitos. E melhor, de graça!

Neste artigo você vai conhece um pouco da história do metrônomo, descobrir para que serve (se é que você não sabe ainda) e ver quais são os melhores aplicativos gratuitos que estão disponíveis online. (Você também pode ver outros acessórios essenciais para guitarristas)

Breve história do metrônomo

O primeiro metrônomo foi criado em Amsterdã (Holanda) em 1812. O inventor original do equipamento foi Dietrich Nikolaus Winkel, um relojoeiro. No entanto, Winkel não obteve a patente do acessório, que ficou para o alemão Johann Mälzel.

Apesar de hoje existir em formatos digitais, inclusive em vários aplicativos para smartphones como vamos ver abaixo, originalmente o equipamento era bem diferente. O metrônomo era basicamente um pêndulo que ficava oscilando de um lado para o outro e a velocidade com que ele oscilava era controlada por um peso preso na haste.

Para que serve um metrônomo?

Bem, a resposta curta é: para ajudar o músico a não sair do tempo. Toda música tem um compasso definido e esse compasso é dividido em tempos. O metrônomo marca cada um desses tempos e assim o músico consegue saber se “se perdeu”.

É claro que hoje em dia o pêndulo do metrônomo é virtual (isso quando ele ainda existe). Os equipamentos emitem sons marcando cada tempo do compasso, o que facilita muito a percepção do músico. Existem ainda novas tecnologias que marcam o tempo por meio de ondas vibratórias.

Mas, para resumir, o metrônomo é o equipamento que vai te evitar problemas futuros, principalmente quando você estiver tocando em uma banda ou gravando em um estúdio. Ou seja, mesmo que você ache chato usá-lo, supere isso e estude com ele sempre!

Cifra Club

Aplicativo de metrônomo - Cifra Club

O site Cifra Club tem um dos mais simples, porém melhores, metrônomos disponíveis gratuitamente. Ele permite que você escolha o compasso, selecione notas por tempo e ainda escolha as subdivisões. Além disso, ele tem o função “tap tempo”, que é um botão que permite que você mude o bpm (batidas por minuto) muito rapidamente. Com ele, fica bem mais fácil descobrir o andamento da música que você está praticando.

Outra função legal é que o metrônomo do Cifra Club te deixa salvar seu histórico de estudo e ainda favoritar os compassos usados com mais frequência, o que também agiliza sua vida. Você pode baixar esse aplicativo tanto para IOS quanto para Android clicando nos hiperlinks.

Curso Completo de Guitarra
Desbloqueie um novo nível todo santo dia!

Pro Metronome

Aplicativo de metrônomo - Pro Metronome

Esse aplicativo também resolve bem a vida de qualquer guitarrista. Para começar, ele tem uma faixa de andamento que vai de 10 a 300 bpm, o que é mais do que suficiente. O app também tem a função de “tap tempo”, assim como o do Cifra Club, outra função bastante útil.

O Pro Metronome ainda permite que o músico personalize a clave de tempo e defina a acentuação dos tempos no compasso, com opção de três intensidades e ainda a possibilidade de mutar qualquer um dos tempos isoladamente.

Para finalizar, uma outra função excelente. O app tem um background mode, que permite que o metrônomo continue funcionando enquanto você utiliza outros aplicativos em seu celular. Vale ressaltar que todas essas funções estão disponíveis na edição gratuita do aplicativo.

Para baixar o Pro Metronome para IOS ou Android, clique nos hiperlinks.

Soundcorset afinador e metrônomo

Aplicativo de metrônomo - Soundcorset

Esse é um aplicativo simples, completo e que funciona muito bem. Assim como os outros da lista, ele permite que você personalize a clave de tempo, escolha a acentuação dos tempos no compasso e tem a função “tap tempo”.

O Soundcorset permite que a marcação do tempo seja feita de outras formas além do áudio. O guitarrista pode configurar o app para piscar e até vibrar. Isso traz uma outra forma de sentir o beat.

A faixa de bpm dele vai de 15 a 500, o que é um pouco mais do que os anteriores. Mas, diferente dos outros, esse app tem funções a mais. Ele vem com afinador embutido, alguns exercícios para praticar escalas e uma função de gravação. (Veja quais são os melhores aplicativos gratuitos para afinar sua guitarra)

Para baixar o Soundcorset afinador e metrônomo para IOS ou Android, clique nos hiperlinks.

Soundbrenner

Aplicativo de metrônomo - Sounbrenner

Esse aplicativo é relativamente novo no mercado e vem surpreendendo os usuários. Com função “tap tempo”, faixa de bpm que vai de 20 a 400 e a possibilidade de personalizar a clave de tempo e escolher a acentuação dos tempos no compasso, o app funciona perfeitamente.

Além disso, o Soundbrenner tem uma série de exercícios que ajudam o estudante a praticar ritmo. Mas apesar dessas funções gratuitas do aplicativo, ele realmente se diferencia pela junção entre app e o metrônomo físico.

A lógica desse metrônomo é usar vibração para marcar o tempo. Ele também permite sincronizar vários acessórios ao mesmo tempo. Assim, uma banda pode tocar junta e um integrante sabe quando o outro está fora do tempo.
Para conhecer mais o app, clique AQUI. E para baixar o Soundbrenner para IOS e Android, clique nos hiperlinks.